Dicas de saúde para idosos
13. RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA DORMIR
13.1. Procure não fazer uso de produtos cafeinados (ex., café, chá, refrigerantes a base de cola), cigarro e álcool próximo do horário de dormir.
13.2. As refeições devem ser feitas, de preferência, até duas horas antes de dormir, evitando beber grande quantidade de líquidos.
13.3. Usar a cama e o quarto somente para dormir ou para atividades íntimas. Quando estiver na cama, relaxar e ter pensamentos agradáveis.
13.4. Acordar todos os dias no mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Se tiver sonecas durante o dia, procure fazê-las antes das 15 horas e por no máximo uma hora.
14. HÁBITOS DE HIGIENE
14.1. Lavar as mãos com sabonete (ou sabão) antes das refeições e após usar o banheiro. Manter as unhas bem aparadas para que não acumulem sujeira.
14.2. Saúde Bucal. Escovar os dentes e, sempre que possível, fazer o uso do fio dental após as refeições. Em caso de uso de prótese (ponte móvel ou dentadura) higienizá-la fora da boca com pasta de dente e escova de dente separada para essa função. Limpar também a gengiva e a língua para remover placas e possíveis restos de alimentos. Não é preciso remover a prótese para dormir, caso necessite coloque-a em um recipiente com água e com tampa.
15. PREVENÇÃO DE QUEDAS
15.1. Use sapatos fechados e confortáveis, de preferência com solados mais aderentes.
15.2. Retire ou fixe bem os tapetes, para evitar escorregar ou tropeçar.
15.3. Ao dormir, deixe acesa a luz do corredor para auxiliar a visão.
15.4. Segure bem no corrimão para subir ou descer escadas.
16. EXERCÍCIOS FÍSICOS
16.1. Caminhe de três a cinco vezes por semana de acordo com as orientações do (a) profissional de saúde.
16.2. Evite fazer exercícios sob sol forte.
16.3. Tome água com moderação antes, durante e depois dos exercícios.
16.4. Use roupas leves, claras e ventiladas. Calce sapatos confortáveis e macios.
16.5. Não faça exercícios em jejum ou depois de refeições exageradas.
17. SEXO SEGURO
17.1. As pessoas não deixam de ter desejo sexual e prazer devido à sua idade. A melhor forma de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da infecção pelo HIV/AIDS é o uso do preservativo masculino ou do preservativo feminino em toda relação sexual: vaginal, anal ou oral. A prevenção é um ato de amor e cuidado por si e pelo companheiro(a).
18. 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA IDOSOS
1º passo: Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.
2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.
4º passo: Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.
7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.
8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar.
9º passo: mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis – veja no serviço de saúde se o seu Índice de Massa Corporal -IMC está entre 22 e 26,9 kg/m2.
10º passo: Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.
19. DIREITOS DOS IDOSOS À SAÚDE
19.1. Ser atendido com prioridade na unidade de saúde mais próxima de sua casa, garantindo o acesso às consultas e aos exames necessários de acordo com seu problema de saúde. Receber orientação em relação ás medidas de prevenção e controle das doenças.
19.2. Ter acesso garantido a aparelhos de órteses e próteses, bem como medicamentos de uso continuado e excepcionais, conforme prescrição médica.
19.3. Ter um acompanhante durante o período em que se encontra internado ou em observação em unidade hospitalar, conforme autorização do profissional de saúde.
19.4. Receber vacinas contra influenza (gripe) anualmente, e as demais recomendadas pelo Ministério da Saúde.
19.5. Ter atendimento especializado em reabilitação, se for portador de deficiência ou de limitação incapacitante.
19.6. Ser atendido pelo seu Plano de Saúde sem cobrança de valores diferenciados, em razão da idade.
20. CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
20. 1 Uma (1) página contendo o “Calendário Básico de Vacinação da Idoso”. Tabela organizada por dose da vacina. Segundo as normas definidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Com espaços para anotações sobre: local (posto de saúde) onde foi aplicada a vacina; data de aplicação da vacina; e lote da vacina aplicada.
20.2 As vacinas contra Influenza são oferecidas anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso
20.3 Para quem não comprovar a vacinação anterior, seguir o esquema: 3 doses intervalo de 2 meses, para quem não é imunizado. Apresentando esquema incompleto, o intervalo mínimo é de 30 dias para completar o esquema já iniciado. A cada dez anos por toda vida é necessária uma dose de reforço. Em casos de ferimentos grave, antecipar a dose de reforço para 5 anos, após a última dose.
20.4 Vacina contra pneumococos é aplicada durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso nos indivíduos que convivem em instituições de longa permanência, tais como casas geriátricas, hospitais, asilos e casas de repouso. Um único reforço deve ser dado cinco anos após a dose inicial.
20.5 Apenas residentes em áreas endêmicas, de transição e risco potencial e os que forem viajar para estas áreas. Informe-se na unidade de saúde.
Publicado em 18/06/2016, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1