Como saber se o esquecimento é normal ou anormal?
Esquecimento normal
Esquecimento não afeta a independência do indivíduo para realizar as atividades básicas da vida como tomar banho, vestir-se, usar o banheiro, deitar, levantar, controlar urina e fezes, além de alimentar-se.
Não afeta sua autonomia (capacidade de preparar suas refeições, tomar os remédios, fazer compras, controlar as finanças, usar o telefone, arrumar a casa, lavar e passar a sua roupa, sair de casa sozinho para lugares mais distantes, usando algum transporte, sem necessidade de planejamento prévio).
A pessoa percebe seu esquecimento ou o lapso da memória.
O nome do objeto ou da pessoa é lembrado posteriormente.
Esquece detalhes do fato ou ocasião.
O uso de agendas, anotações ou lembretes ajuda a pessoa a lembrar-se.
A presença de pistas cognitivas ajuda a lembrar (ex: refazer o percurso, recomeçar o assunto…).
Esquecimento Anormal
A pessoa esquece e apresenta grande dificuldade para aprender coisas novas ou não aprende.
O esquecimento afeta a independência e a autonomia da pessoa.
A pessoa não percebe o esquecimento e sim a família e amigos.
A pessoa esquece a pessoa ou o objeto cujo nome estava tentando lembrar.
O esquecimento é de todo o fato ou ocasião.
A pessoa não faz uso de agendas, anotações ou lembretes. O esquecimento é justificado de várias formas.
A pessoa não recorda mesmo com pistas.
Publicado em 11/07/2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.
esquecimento de locais onde se estar e o que se vai fazer é normal?
Estou com 36 anos e de uns dois anos pra cá tenho percebido que esqueço muito as coisas,como por exemplo alguém me disser o nome e logo em seguida eu esqueço,lembrar casos ,etc,isso tem me preocupado,será que é normal?
Luciana, espero que tenhas tido um ótimo Natal.
Esta é uma queixa freqüente mesmo em pessoas jovens e uma das causas principais são as dificuldades na atenção. Estas dificuldades ocorrem em situações de stress, ansiedade, depressão ou até mesmo pela não utilização de algumas estratégias.
Dicas: pratique exercícios diariamente, evite bebidas alcoólicas, mantenha o hábito de uma alimentação saudável, leia diariamente, monte um quebra cabeças…
Quando conversar com alguém, repita várias vezes o nome da pessoa no diálogo, imagine o nome escrito em sua testa. Você também pode associar o nome com algum personagem, pessoa conhecida…
Tenha um ótimo 2013.
Olá, boa tarde.
O que aconteceu recentemente foi o seguinte:
Estava a falar com um amigo ao telemóvel, durante 1h, ele sempre a dar feedback do que eu lhe dizia, falou mais que eu durante esse tempo todo e, por fim, termino a chamada. No dia seguinte, falei com ele sobre a conversa que tivemos e o que aconteceu é que ele não se lembrava de praticamente nada do que falámos! Depois de lhe dizer isto ele confessou que lhe acontece com frequência esquecer estas coisas, certos momentos ou até ter dificuldade em aprender qualquer coisa. Mencionou um pequeno alto recente na cabeça. Será normal? Claro que o aconselhei a ir a um médico para fazer exames à cabeça, de forma a despistar quaisquer problemas. Ele tem 26 anos.
Cumprimentos,
Ana Fonseca
Naturalmente ele deve ser avaliado por neurologista.